Com base no que foi estudado em GALP (Gramática Aplicada da Língua Portuguesa), quando uma criança aprende falar, montar sentenças e fazer com que sua comunicação se torne compreendida pelos os que a ouvem, já se obtém alí um conhecimento mínimo de gramática e esse é gradualmente desenvolvido com o passar do tempo.
Nos primeiros anos de escola, os alunos aprendem alguns dos conceitos de gramática, resumidos na escrita e na leitura, nas construções socialmente mais aceitas e/ou adequadas por terem sido utilizadas por escritores conhecidos e por serem um auxílio na elaboração de textos bem estruturados.
A pesquisa que propomos baseia-se nos conceitos da Gramática Gerativa de Noam Chomsky, com teorias que discutem alguns dos aspectos linguísticos, tais como a criatividade do falante, a capacidade de produzir e compreender textos específicos em seu cotidiano. Também, podem-se apresentar para cada análise, detalhes e conceitos que nos darão uma base na avaliação de frases gramaticais a partir dessa teoria.
Para que essa pesquisa seja realizada, propomos que os alunos busquem em livros, faça gravações das diversas fases da criança após a aquisição da língua, para ao final analisarmos a fonética, a formação de sentenças e a inclusão da gramática normativa nos primeiros anos escolares.
Desta maneira, ao final dessa pesquisa os alunos terão não somente uma visão mais ampla, como também um vocabulário mais aguçado e um conhecimento maior da gramática gerativa que Noam Chomsky desenvolveu.
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