Assim como estudamos em Teorias do Textos no primeiro semestre as estruturas da norma descritiva/prescritiva da língua, e da fala, que é individual e assistemática, proporemos aos alunos que façam uma análise do discurso para avaliação das diferenças destes sistemas.
Esta análise consiste em pesquisas de narrativas escritas e compará-las com gravações de diálogos entre família, amigos ou até mesmo em uma conversa informal entre conhecidos, como objetivo de identificar a norma "culta" e a "inadequada" que é a mais utilizada pelos falantes.
Os recursos metodológicos para tal são: o professor fará uma apresentação teórica do conteúdo Língua e Fala. Solicitará aos alunos uma pesquisa de autores que trabalham com aqueles conceitos. Os educandos formarão grupos, onde cada um realizará duas gravações de grupos sociais diferentes (casa e trabalho), uma análise do discurso e um debate em sala de aula. Para alunos que não puderem realizar a gravação, também será feita uma em dois grupos sociais diferentes, onde eles terão que analisar e apontar em forma escrita os aspectos mais relevantes e repetitivos encontrados na fala.
Para o estudo da Língua, utilizaremos alguns conceitos teóricos de Saussure junto a leitura do livro "A Língua de Eulália" e assistiremos o filme "Língua, Vidas em Português". Para assim fazermos um estudo profundo de todos os conceitos encontrados, concluindo ao final dessa análise que a língua é um sistema (ou uma ferramenta social) que está viva e em constante mudança, onde um determinado grupo utiliza para se comunicar, e que a fala é a utilização da prática dos recursos da língua, independentemente de cada indivíduo falar de forma diferente.
Não serão necessários muitos materiais em aula. Revistas, livros e artigos e um gravador são suficientes . A avaliação de cada aluno será feita através de debates e uma exposição de trabalhos, onde cada grupo realizará uma apresentação de cada tema estudado.
Desta forma, o aluno terá uma visão mais ampla de todo o processo de linguagem e a análise do texto aqui realizada tem o propósito de abrir espaço para futuras reflexões sobre a possibilidade de tal tipo de atividade trazer benefícios ao ensino nos níveis fundamental e médio.